Mensagem Inicial

Não turbe o vosso coração. Credes em Deus, credes também em mim. (Jo 14.1)

sexta-feira, 26 de junho de 2020

VOCÊ, AINDA, TEM UTILIDADE PARA DEUS!


Texto base:  Salmos 52:8

"Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de para sempre, eternamente."

Por que Davi quis ser como oliveira verde na casa do Senhor? Davi escolheu a planta mais apropriada para representá-lo na templo do Senhor. O certo desta afirmativa é que todo aquele que deseja servir a Deus no seu templo deve desejar ser como a oliveira verde. A oliveira é uma planta da região do Mar Mediterrâneo, sobrevive bem ao calor e ao frio e na época que dá frutos não gosta de chuva, por isso que era comum no Oriente Médio.

Mas o porquê desta comparação de Davi com a oliveira verde ser tão importante está no fato da versatilidade da planta, que nos dias de Jesus abundantemente produzia frutos. Quando colhida, a oliveira, tinha destino específico e até que virasse num farelo seco, ainda tinha serventia.

Naqueles dias existia um mecanismo que servia para esmagar a azeitona, fruto da oliveira, que consistia numa pedra pesada que rolava sobre outra pedra esmagando severamente o fruto. Este equipamento era chamado de "mó". 

A extração dava-se em quatro partes:

O primeiro azeite era extraído da moenda nas primeiras rodadas, e este azeite mais puro e mais consistente era recolhido do "mó" cuidadosamente e separado numa vasilha, envolto em panos de linho e levado para o templo, para que o sacerdote usasse esse azeite na unção(Lv 8:12 e Ex 30:29,30).

O segundo azeite era extraído com mais abundância e este era usado para alimentação, e por isso era em maior quantidade (1Rs 17:12).

O terceiro azeite, era extraído das sobras da primeira e segunda moagem, era um azeite mais comprometido com resíduos de caroços e pele, e não podia ser utilizado para alimentação em função de sua acidez, mas mesmo assim, era recolhido, guardado em uma botija e levado para ser colocado nas lamparinas, para produzir luz (Mt 25: 1;13).

O quarto azeite era extraído do final da moagem, quando restava apenas borra, mas mesmo assim era recolhido e utilizado para fazer sabão (Ml 3;2), já que os judeus apreciavam muito a limpeza, em especial das mãos e dos templos sagrados.

Davi desejou ter a versatilidade da oliveira verde, para ser usado por Deus no seu santuário da melhor forma: Ser um adorador  de Deus, ser proveitoso para a boa obra, ser luz e ser motivo de inspiração na casa de Deus.

Como Davi, podemos tomar esta palavra por referência e dedicar o melhor que temos em nossos corações para Deus, mas mesmo que as circunstâncias e as dificuldades nos abatam podemos ter certeza que algo, ainda, temos para fazer para Deus. Temos alguma utilidade na seara do Senhor, se não podemos, neste momento, ocupar os degraus mais altos dentro de um ministério, podemos, ainda ser usado como bênção para alguém que se encontra mais abatido do que nós. De unção a sabão, temos utilidade para Deus. 

Espero que o Senhor Jesus Cristo através do Espírito Santo nos ensine como podemos ser úteis para o crescimento do Reino de Deus aqui na terra.

Sandro Flores da Rosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário